APOCALIPSE 2:1-11
O SENHOR FALA À IGREJA DE ÉFESO, cidade que Paulo visitou e pregou fazendo uma grande obra. Uma igreja que:
*trabalhava muito
*perseverante na oração, na pregação do evangelho.
*não suportava homens maus, não tolerava imoralidade, idolatria, etc.
*nao tolerava o engano, sabia discernir entre falso e verdadeiro, entre a verdade é a mentira.
*suportava todas as provas por causa de Cristo.
*não esmorecia, não se deixava abater.
A obra era feita com amor, nada parava aquela igreja, era a igreja DESEJÁVEL DE Deus.
Um dos significados da palavra Éfeso é: “desejável”, perseverantes, cresciam, se multiplicavam em obediência e fervor. O fogo de Deus ardia em seus corações, bruxarias, feitiçarias, imoralidade, nada ficava em oculto, as pessoas se arrependiam de seus pecados, demônios se manifestavam e eram expulsos, enfermidades eram tiradas em oração, o evangelho era pregado em todos os lugares, casas, o engano não prevalecia, faziam discípulos cheios do Espírito Santo e se multiplicavam a cada dia.
ATOS 19
Talvez esteja falando de vocês, dessa igreja. Quantas coisas deixamos de fazer?
Agora aquela igreja estava fria, mas perceba bem, ela não perdeu o primeiro amor, ela deixou(abandonou) o primeiro amor.
Nós não perdemos o primeiro amor, mas podemos ter abandonado e deixado esse amor é esse fogo.
Deus tem contra os que abandonam esse amor.
Deus ainda mostra a Éfeso que se não voltassem às práticas das primeiras obras, iria mover o candeeiro daquela igreja do seu lugar.
Eles tinham algo a favor deles, eles odiavam as obras dos Nicolaítas, assim como Deus odeia. V. 6
Nicolaítas, eram pessoas que tentavam enganar e difundir doutrinas contrárias ao verdadeiro evangelho. Incentivavam à prostituição e levava os crentes a comerem da mesa do paganismo. A igreja de pérgamo foi advertida pelo Senhor Ap. 2:14-15, esses que tentam parar a igreja e o culto ao Senhor já têm seu destino Ap. 2:16, Deus vais destruí-los com a espada de sua boca.
MAS, o que fazer para restaurar esse amor, para restaurar as primeiras obras?
V. 5, o Senhor revela-nos 3 passos para voltar às primeiras obras:
1. LEMBRA DE ONDE CAÍSTE. Quando falamos de queda pensamos somente em pecados que já praticamos, ou o mundo prática. Mas pense, pode ter sido um pensamento, um argumento, um engano, uma mentira, uma conversa erradaN hora errada, com a pessoa errada, Uma motivação equivocada, uma frustração, decepção, traição, cansaço, desânimo, .....tudo isso pode ter vindo porque você colocou suas expectativas exageradas em pessoas erradas, volte teus olhos para cru e para Cristo.
2. ARREPENDE-TE. Não é remorso, é sentir vergonha. Arrependimento começa com quebrantamento, reconhecimento, humildade, mas não é só chorar, É MUDAR.
3. VOLTE À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS. Quais práticas você tinha com Deus e para Deus, e não tem mais? O que você faz para Deus não é tão importante quanto o quê você faz com Deus. Você fazia para Deus, ou fazia com Deus?
Esses são os passos que precisamos dar, nesse dia, começaremos a dar esses passos, hoje é dia de lembrar onde caímos, de nos arrepender de verdade e tomarmos uma decisão de voltar a praticar as primeiras obras.
DISCIPULADO, CÉLULA, EVANGELISMO, COMPROMETIMENTO COM A IGREJA, ORAÇÃO, DEVOCIONAL, JEJUM, OBEDIÊNCIA.
HOJE O SENHOR NOS CHAMA A VOLTAR AO ORIGINAL
VOCÊ ACEITA ESSE DESAFIO?
Muito bom esse estudo, obg Ap. Deus o abençoe o tempo todo e em todo tempo
ResponderExcluir