I SM. 18:1-4
Estamos em aliança com o Senhor e com os nossos irmãos. Estamos unidos num só Corpo ? A Igreja de Cristo ?
Aliança é muito mais que um anel no dedo, é ratificação no mundo espiritual.
Depois que Davi derrubou e matou Golias o Filisteu.
Ele foi ter com Saul, foi levar a cabeça do Filisteu.
Saul tinha um filho que se chamava Jônatas.
E Davi e Jônatas se tornaram grandes amigos.
Na aliança entre Davi e Jônatas encontramos alguns princípios que também se aplicam a nós.
Então eles fizeram um aliança em 5 níveis:
1) Jônatas tirou o manto (capa) que esta vestindo e deu a Davi. Aliança do mato(capa)
- O verdadeiro amigo é aquele que tira sua capa para proteger o outro.
Pv:18:1
Com este ato ele estava dizendo que amigo é aquele que guarda ou cobre o outro. O amigo nunca se compraz com as falhas e debilidades do outro e jamais as expõe ao público. Pelo contrário, ele tira a própria capa e a dá ao amigo para cobrir-se e proteger-se com ela.
Peça de roupa que reis, autoridades civis e religiosas e pessoas ricas vestiam por cima das outras roupas.
Eliseu e Elias – II Rs. 2:13
Manto de Justiça – Is. 61:10
Capa de Jesus – Jo 19:5
Jônatas era filho do rei, e quando ele tirou o manto ele estava dizendo não importa o que eu sou, quero ser transparente com você.
Ele poderia ser orgulhoso, por ser filho do rei, mais ele era aberto a relacionamentos.
Como equipe não importa algumas diferenças sejam elas sociais, de temperamentos, precisamos ser transparentes umas com outras.
Ser pessoas abertas a relacionamentos.
Ser justas umas com outras. Is 61:10 (manto de justiça)
Elias e Eliseu – II Rs 2:13 reconhecer a autoridade que tem na vida da irmã
Jesus foi reconhecido pelo manto (Jo 19:5), pela coroa, etc. Porque em Jesus tinha autoridade. Respeitar a autoridade do irmão.
Manto fala de transparência, amar independente de condições financeiras (social), temperamentos, respeitar a autoridade que existe no outro.
Gênesis 9.23 - Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai
- Zelar pela imagem do pai, do líder. Aliança com líder.
2) Aliança da Túnica
Devemos caminhar no mesmo nível de unção.
Precisa haver um mesmo nível de unção.
Umas tem buscado mais e outras menos. Dessa maneira temos deshonrado a aliança da Túnica. Temos deshonrado a equipe.
Respeitando a unção de cada uma.
Quando Jônatas tirou a Túnica, ele estava dizendo mesmo eu sendo filho do rei, eu respeito a unção que esta sobre a sua vida (Davi matado o Golias, o gigante). Ou seja quero aprender com você.
Não temos humildade de reconhecer a unção que esta sobre a vida de um membro da equipe e entramos em ambiente de competição, um querendo ser maior que outro. Querendo chamar atenção para si!
Temos que alegrar com as conquistas, dos outros. Aprender uns com o outro.
3) Aliança Espada
Jônatas despojou-se também da espada. Isso tem um significado duplo. De um lado significa que estou me desarmando para o meu irmão. Caminharemos juntos desarmados de qualquer atitude de desconfiança.
Precisamos correr o risco. Esperamos o melhor dos irmãos. Nunca suspeitamos ou fugimos da comunhão. Este é o motivo por que relutamos entrar numa aliança: é preciso entregar nossas armas e deixar a nossa defesa sob a responsabilidade de uma pessoa desconhecida.
Por outro lado, entregar a espada implica abandonar um relacionamento superficial. Entregar a espada é interferir na vida do nosso irmão. É usar a espada para não ferir, nem para atacar ou agredir, mas para extirpar um tumor que está ameaçando a vida do amigo. Precisamos de pessoas que não tenham nenhum receio de interferir em nossa vida. Pergunte-se a si mesmo se existe alguém com a liberdade de tratar abertamente com você. Caso não exista ninguém, provavelmente o seu crescimento está comprometido. Quando estamos em aliança a espada da verdade tem liberdade para atuar entre nós. O autor de Provérbios nos desarma de qualquer temor quando afirma: ?Leais são as feridas feitas pelo que ama? (Pv 27.6).
Sempre existirá alguém que não aceita nenhuma interferindo em sua vida pessoal. A justificativa é: ?Ninguém tem nada a ver com a minha vida?! Isto, porém, é um grande engano. A partir do momento que entramos em uma equipe também entramos alianças. Eu estou ligado ao irmão, e ele, por sua vez, está ligado a mim. Por isso, a nossa aliança não pode restringir-se apenas ao futebol ou ao churrasco. Momentos de lazer juntos são situações estratégicas para gerar comunhão. Mas o que a desenvolve e fortalece é a interatividade, em amor, entre os irmãos.
Com a espada nos matamos o inimigo e protegemos quem amamos.
Fala de proteção.
Cada membro da equipe deve estar disposto a proteger cada componente de equipe.
Não aceitar que falem mal uma das outras.
Quando agimos assim estamos destruindo o inimigo.
Cuidado com as palavras!
Aliança de proteção.
Quando Jônatas deu a espada para Davi, ele esta dizendo temos uma aliança de proteção. É um protegendo o outro.
Vamos defender usando a Palavra de Deus!
Não vamos agir pela carne (por vontades próprias, por justiças próprias) mais pela a Palavra.
Temos que ajudar a irmão, trazendo uma Palavra de Deus para a vida, dela de forma que vai trazer refrigério.
4) Arco
Nos dias de Davi e Jônatas, o arco não era, exclusivamente, uma arma de guerra. Sua prioridade maior era a caça. Ao entregar o arco a Davi, Jônatas estava dizendo: Eu não vou deixar você na mão. Eu não sou rico, mas o que eu possuo usarei para abençoar você também?
Que coisa linda quando uma equipe se mobiliza para ajudar um membro que perdeu o emprego ou que, por outro motivo qualquer, precisa de ajuda financeira! Um grande sinal de nossa aliança é a disposição para levar a mão ao bolso, tirar nosso arco e entregá-lo ao irmão.
Precisamos ser Igreja e não apenas reuniões, encontros ou comunhão. Precisamos ser Igreja nos compromissos e nos relacionamentos. Se toda a vida da Igreja se resumir apenas a uma reunião de fim de semana, então eu não entendo ainda o que é a aliança do Corpo. Se o meu compromisso com a Igreja é apenas para desempenhar um cargo, o que será de tantos que não têm cargo algum? O meu compromisso é com o Corpo e não com a estrutura ou com o trabalho. Mesmo não fazendo coisa alguma eu estou comprometido porque tenho uma aliança com a Igreja e com o grupo familiar.
Também era uma arma para destruir o inimigo. Ele estava dizendo diante das batalhas, das adversidades vamos estar juntos para destruir o inimigo.
Vamos acertar o alvo! Decidir romper não ficar parados esperando o inimigo destruir as nossas vidas, casas, discípulos. Vamos a luta!
Jônatas estava dizendo estamos juntos é um ajudando o outro.
5) Cinturão ou cinto
Segurança
Segurar o irmão para que ele não caia.
Tem pessoas que ou invés de segurar o irmão para que ele fique de pé. Tem o prazer de derrubar o irmão mais.
Somos pessoas que temos passado segurança para o nosso irmão?
Ou estamos como a galinha de angola “To fraco, to fraco”!
O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte. Nós somos a Escora? Do nosso irmão. Se ele está com a perna quebrada nós somos a muleta? Que o ampara. Muitas vezes, é desagradável; outras vezes, é como um fardo pesado, mas o amor de Deus em nós nos dá graça para avançar. Fomos chamados para ser companheiros de jugo, diz Paulo (Gl 6.2; Fp3.4).
O que dá à nossa vida um caráter celestial é justamente essa aliança de amizade e amor que temos estabelecido uns com os outros. É hora de nos despojarmos da capa, da túnica, da espada, do arco e do cinto. São as condições estabelecidas por Deus para mantermos relacionamentos vivos, numa aliança real de amor.
Mas a aliança de Davi e Jônatas não para ai!
Jônatas faz uma aliança com Davi. Se ele morrer, Davi deferia ser leal, fiel a sua família. Cuidar da família. I Sm 20:12-14.
E Jônatas mais a frente é morto em uma batalha.
Será que Davi foi fiel a aliança que fez com Jônatas?
II SM 9:1-7; 11
Qual nível esta a nossa aliança umas com as outras? Como equipe?
A nível: manto, túnica, espada, arco, cinturão.
Obs: Levar alguns objetos simbolizando cada uma das alianças.
Gostei apredir muinto obrigado!
ResponderExcluirÉ enriquecedora toda palavra de DEUS e nossas armas devem ser usadas contra o inimigo e não contra a carne e sangue. Sempre desejando o melhor pro nosso próximo alcançar a salvação em Nome de JESUS.
ExcluirMuito bom, enriquecedor
ResponderExcluirAprendi e recebi muito nessa palavra.
ResponderExcluirFoi fantástico fazer essa leitura avaliando por essa perspectiva. Muito grata! Deus te abençoe meu irmão, que o Senhor continue se revelando a vc dia após dia. E assim possa cumprir o propósito de Deus durante o tempo dessa peregrinação.
ResponderExcluir