terça-feira, 6 de julho de 2021

ACEITANDO O CHAMADO

Texto: Êxodo 3-4

Moisés foi um dos maiores homens da história. Deus tinha um plano definido para realizar por meio dele: a libertação de seu povo.
Mas Deus teve que tratar Moisés primeiro em seu caráter, ele tinha um temperamento muito forte. As provações ajudaram Moisés a entender o propósito de Deus para sua vida. Foram 40 anos moldando o caráter desse líder, depois, revelou seu propósito: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, ...”(Êxodo 3:7a). “Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas” (Êxodo 3:9-10).
Moisés tinha tantas lutas internas em seu passado, que lhe parecia incrível poder ser um instrumento de benção nas mãos de Deus para executar grandes proezas. Por isso, procurou fugir dessa responsabilidade, apresentando seus próprios argumentos.
E quais foram esses argumentos?

1. QUEM SOU EU ? (Êxodo 3:11) ler

Diante de um chamado, a primeira objeção que uma pessoa coloca é a “DÚVIDA”. Moisés agora tinha um coração quebrantado e todo o orgulho de ter vivido no palácio de faraó tinha caído. Agora ele não se sentia incapaz de fazer coisas por si só.  Êxodo 3: 12, Deus teve que dizer a ele que estaria com ele. O mesmo o Senhor nos diz hoje: “independentemente do que pensa de ti mesmo, Eu estou contigo. Não falará de ti, a não ser a respeito de Mim”. Você precisa da presença de Deus, e Ele necessita uma vida quebrantada em Seu altar. Entregue hoje a sua vida, Ele poderá usá-lo e você será um canal de benção para milhares de pessoas.

2. QUAL O SEU NOME? (Êxodo 3:13-14) ler

Deus se revelou a Moisés como “EU SOU”, dando a entender que Deus é um Deus de agora, por isso todas as necessidades de hoje, Deus toma como Suas. O Nome de Deus está muito ligado a fé e que O grande “EU SOU” está presente agora e em qualquer lugar onde nos encontremos.
Pensamos sobre Deus do amanhã, passado.
Só a fé é a chave para entrar em Sua presença e transformar positivamente as circunstâncias.
Marcos 16:17a, nos mostra que, cada vez que usamos o nome de Jesus, Ele estará presente respaldando Seu poderoso nome.
Mateus 28:18-20, graças à obra redentora da cruz, o nome de Jesus se converteu em um nome sobre todo nome.  Leia Filipenses 2:9-11

3. NÃO ME ACREDITARÃO, NEM ME OUVIRÃO. (Êxodo 4:1) ler

Deus usou milagres para que o povo acreditasse. Primeiro usou a vara que se converteu em uma serpente, depois a mão que ficou leprosa e voltou a ficar normal. Deus já havia dito a Moisés que, se não acreditassem em suas palavras, acreditariam pelos milagres. Como vamos ministrar em um povo doente se não acreditamos em milagres? Marcos 16:17-18b. Deus faz milagres de cura, de restauração familiar, de libertação e de prosperidade, entre outros. Você deve andar na dimensão dos milagres. Não tenha medo de orar pelos doentes. Sua fé em Cristo move a mão de Deus. Use essa fé para a Glória de Deus.

4. NUNCA FUI HOMEM COM FACILIDADE DE FALAR. (Êxodo 4:10-12) ler

Moisés estava vivendo um momento muito difícil. Quantos grandes oradores haverá em sua época? Mas Deus decidiu escolhê-lo. Cada palavra que saía de sua boca era um decreto no mundo espiritual. Com sua palavra, abriu o mar vermelho. Com suas palavras, fez com que águas se juntassem, para morrer o exército do faraó. Por sua palavra, fez descer maná do céu. Por sua palavra, saiu água da rocha e o povo sedento bebeu.
Deus está procurando pessoas dispostas a deixar-se ser usado por Ele, alguém que lhe entregue toda a sua vida. Você pode fazer a diferença nesta geração, só é preciso deixar que o Espírito Santo tome o controle total de sua vida.

5. ENVIA ALGUMA OUTRA PESSOA. (Êxodo 4:13) ler

Quantas vezes dizemos: “É verdade Senhor, o mundo está necessitado, faltam pregadores: vou orar por aqueles que o Senhor enviar”. O Senhor quer enviar você. Você é a pessoa indicada, você é a pessoa correta. Permita Deus lhe usar para ser benção para milhares.
Deus está buscando uma pessoa disposta a se deixar usar por Ele, alguém que lhe entregue toda a sua vida. Você pode ser a diferença nesta geração, deixa o Espirito de Deus tomar o controle total e sua vida e seja canal de benção para milhares.

Conclusão

*Talvez você tenha vivido lutas como Moisés, mas hoje, num ato de fé, decida acreditar que Deus o chamou para ser um instrumento em Suas mãos para fazer proezas.
*Examine sua própria vida e determine quais foram os argumentos que aceitou para não cumprir o chamado de Deus.
*Visualize a cruz e deixe ali todo argumento contra seu chamado, declare que está anulado pela obra redentora de Jesus Cristo.
*Permita Deus usar sua vida para ser benção para milhares de pessoas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário