quinta-feira, 27 de março de 2014

A FIDELIDADE DO DISCIPULADO


A FIDELIDADE DO DISCIPULADO
Mateus 9:14-17
fidelidade do discípulo depende da aliança que o líder tem com Deus. Você poder ser, teoricamente, fiel a Deus, mas, na prática, infiel.
Na mesma medida que sou fiel a Deus, eu sou fiel ao meu discipulador e discipulado.
Quando o discípulo quebra uma aliança com odiscipulador, verifica que aliança com Deus já tinha sido quebrada. Ele já estava sendo infiel com Deus.
Na teoria, é muito fácil o discípulo se auto-proclamarfiel, mas a prática tem que mostrar o testemunho da fidelidade. Muitas vezes, proclamamos que oramos, jejuamos, mas não temos sido fiéis. Jesus quer-nos ensinar a rota correta da fidelidade.
Fidelidade independe de relacionamento e sentimentos.
João Batista era um homem rude, de deserto, que nãoteve a voz de seu pai durante os nove meses que estava sendo gerado, pois seu pai ficou mudo no período da gestação de Isabel (Lucas 1:20)
Imagine que mesmo sendo desta forma, João Batista tinha discípulos. Alguns, discípulos de João não o abandonaram mesmo quando ele estava preso.
Tem pessoas que andam de um lado para o outro, migrando, rompem uma aliança, porque eles não temcaráter de fidelidade.
A Visão Celular é uma Igreja de ensino, de discipulado e temos orado para que a santidade de Deus nos marque.
Nenhum discipulador ou discípulo responde de igual modo ao que recebe. Todos recebem a mesma doutrina, mas têm respostas diferentes, porque as pessoas são diferentes. Porém, uma aliança esta acima de sentimentos.
Seu pai e sua mãe são perfeitos? Não! Mas, você não aceita que alguém fale mal da sua mãe. Por mais difícil que seja seu pai ou sua mãe, você não pode negar sua filiação. Assim é seu discipulador. Nenhum deles é perfeito, todos têm dificuldades, mas todos desejam lhe ver crescer em Cristo.
Precisamos cobrir as costas do nosso líder e da equipe.
Não é porque o discipulador tem uma dificuldade ou porque o discípulo tem uma dificuldade que sejam descartáveis. Ninguém é descartável. Não exija dos outros aquilo que você não é.
Nós precisamos de discipulado! Antes de disciplinar,discipule!
Quando Deus levanta um discipulador, ele não levanta um discipulador pronto; Ele levanta umdiscipulador e pronto! No processo de discipulado, Deus vai capacitando.
Jesus não condenou os discípulos de João quando estes Lhe perguntaram sobre jejum. Mas o Mestre lhe falou de coisas que eles não conheciam.
Jesus era pano novo que não podia ser retalhado. Jesus não veio para remendar as coisas, para fazer uma colcha de retalhos; Ele veio para trazer vestes novas, por inteiro.
É Jesus quem nos dá vestes novas. É Ele quem nos veste do novo homem. O Senhor não pega nossas vestes velhas, vestes de deserto, vestes cheias de costumes errados e faz remendos.
Para ter êxito na Visao Celular no Modelo dos 12 é preciso romper com as velhas estruturas.
Esta é a função do discipulado: levar vestes novas para as pessoas. Vamos receber pessoas nas células que vão querer remendar as coisas. Muitas pessoas têm muita dificuldade em andar na Visão Celular, porque querem fazer remendos. Arranque essa natureza velha e você terá êxito no seu ministério.
Podemos até colocar remendo novo em cima do velho. Aparentemente, tudo vai parecer novo, mas por dentro estará tudo velho. Deus não mistura as coisas: ou é novo ou é velho.
Remova da sua alma as coisas velhas. Pare de estar remendando!
Todos precisam ver que sua roupa é nova. Isso significa caráter novo. Deus quer-lhe dar um caráter novo.
Quando colocamos remendo novo em pano velho, não ficaremos nem com uma coisa nem com outra, porque a rotura será maior. Ou você fica na vida velha ou mergulha na vida nova. O que você quer? Decida pela vida nova, pois o Senhor quer trocar suas vestes.  Você é odre novo que recebe vinho novo. Jesus é a videira e Ele quer derramar em sua vida o vinho novo.
Sinto que estamos vivendo um novo tempo, no ministério, no discipulado, então não podemos aceitar que nossa alma fique pressa em alguns sentimentos, ou atémesmo em infidelidades, temos que perdoar, para que vinhos novos (novos discípulos) venham e recebamtambém do vinho novo. Os odres somos nós, que precisam estar bem estruturados, para que mais tarde esses odres não quebrem e tragam perdas, traumas.
Qual vinho tenho derramado sobre a vida dos nossos discípulos?
Vamos fechar as portas dos fundos, não vamos fazer remendos, para que venha uma grande colheita sobre nós neste ano de 2014.

sexta-feira, 21 de março de 2014

DECIDA SER UM DISCIPULADOR


DECIDA SER UM DISCIPULADOR
- Duas atitudes formam um discipulador: decidir ser líder e deixar que alguém o forme. É preciso se predispor, deixar-se tocar por Deus e deixa-lo agir.
precisamos de ser tocados para haver cura e libertação.
- os 12 só serão quando forem 1.
- os 12 são modelo que administra o crescimento.
- Abraão foi chamado por Deus para ser um líder de êxito, sem nenhum referencial a anterior, ouviu  voz de Deus.
Abraão ouviu a voz de Deus, deixou sua parentela e o paganismo, e deu as primeiras demonstrações de fé.
- os desafios do deserto são grandes e Abraão os conhecia muito bem. Frio, calor, sede, necessidade fisiológicas expostas, esse eram alguns desafios que ele teria de enfrentar.
- Abraão entrou na chamada mesmo com o caráter desajustado.
- possuímos territórios internos e externos.
- qualquer território externo só será conquistado quando o território interno estiver trabalhado. Quando não conquistamos internamente, voltamos para o Egito.
- quando Abraão entendeu seu chamado, saiu do Egito.
- o mau-caratismo de Abrão o levou a fazer coisas erradas.
- se somos descendência de Abraão, e o Bíblia diz que somos, precisamos quebrar a raiz maligna de Abrão. O nosso verdadeiro Egito pode ser a nossa própria residência, conforme as nossas atitudes.
- o Egito, significa escuro, trevas, depressão, escravidão, declínio, falso poder, ostentação de grandeza.
- você pode ser seduzido a voltar ao Egito quando as dificuldades chegarem.
CONSEQUENCIAS DE ENTRAR NO EGITO
1 – FICAR DEBAIXO DOS CÉUS DA MENTIRA – o engano e a mentira impedem a prosperidade e levam à perda total do que a pessoa tem.
2 – ENTREGAR A HERANÇA NAS MÃOS DE FARAÓ – quando Abraão entrou no Egito fez negociações que não agradaram a Deus: entregou Sarai para Faraó. Como filhos de Deus, os nossos princípios não podem ser negociados.
3 – COLHER PROBLEMAS POR CAUSA DAS ALIANÇAS DO EGITO – Abrão recebeu Agar, uma escrava egípcia, como recompensa de Faraó. Este havia tomado Sara, por isso deu um presente a Abrão como aliança entre ambos.
O que leva o homem ao pecado não é caminhar no deserto, sim, permanecer nele. Do Egito veio Ismael, o filho da desobediência de Abrão com Agar. Mais tarde, se tornou inimigo de Isaque, o filho da promessa. Todo filho do Egito se torna inimigo do filho da promessa. 
Precisamos vencer três aspectos dos filhos do Egito
1 – o espírito do engano;
2 – o espírito ameaçador da nossa herança;
3 – o espírito zombador do nosso irmão. MT. 5 – zombaria, na Bíblia, conduz ao inferno.
- Abraão voltou ao lugar do pacto com Deus, ratificando a sua aliança, dando as costas ao Egito e partindo para a terra prometida.
- armou a tenda no lugar certo. Abraão conquistou e fez a sua tenda em Manaim. É preciso fortalecer as estacas, as cordas e firmar as tendas.
- o líder de êxito sabe onde está a sua tenda e corre para ela para fortalecê-la. Quando faço a minha tenda, os frutos da promessa são conhecidos. Os frutos aparecem debaixo da tenda.