terça-feira, 3 de junho de 2014

12, pastores escolhidos e enviados

M12 02/06/2014

Mateus 9 e 10 
Os 12 são pastores em potencial escolhidos e enviados pelo Senhor para suprir a necessidade do povo.

No final do capitulo 9 Jesus diz que o povo está. como ovelha desgarrada e precisa de pastor. 

 " E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara." 
Mateus 9:36-38

Jesus é pastor e sabe que precisa de uma equipe de pastores para cuidar do povo.
Mesmo porque Ele iria subir e quem cuidaria do povo? O povo precisa de pastor. Jesus não precisava e teve uma equipe, imagina nós. 

Então no inicio do capitulo 10 ele envia seus 12. 

"E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal." Mateus 10:1

Para que? Qual era a necessidade? 
Os 12 são escolhidos e enviados para:

* pastorear a multidão 
* organizar o rebanho
* arrebanhar a ovelha desgarrada e cansada
* suprir a necessidade das ovelhas
* curar as ovelhas
* libertar as ovelhas
* colocar ordem no rebanho
* levantar outros trabalhadores para cuidar do rebanho.

Ovelha cansada e desgarrada adoece e não produz. 

Os 12 são pastores, se não são, precisam ser para cuidar do rebanho do Senhor.
Primeiro Jesus envia os 12 depois os 70. Todos devemos fazer a obra e temos autoridade para isso, mas primeiro são os 12, os pastores. 

As pessoas fazem porque você deu exemplo e não porque você falou.

Não será fácil, disse Jesus, mas possível. 
Caminhar com Jesus e fazer a sua vontade, cumprindo o seu chamado não é fácil, mas o Senhor te capacita. 

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem."
Mateus 10:16-23

Haverá renúncias:

"E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á"     Mateus 10:36-39

Quem deixa Jesus por causa da família não é digno de Jesus. A família é segundo lugar, Deus é primeiro e eles precisam saber disso. 
Cuide da família mas não a coloque em primeiro lugar.

Haverá proteção :

"Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." 
Mateus 10:26-31

Haverá recompensa:

" Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." 
Mateus 10:40-42

Podem até te perseguir por você fazer a obra de Deus, mas não deixem que matem sua alma. 

Joao 4, a mulher samaritana encontra com Jesus e conversa com Ele. É provado que quando você entra em uma conversa, seja com quem for, você não sai dessa conversa a mesma pessoa, algo muda ou influencia.
Jesus conversou e se encontrou com a mulher samaritana, logo após, ela saiu para falar para todos que tinha se encontrado com o Messias e trouxe uma multidão. Aquela mulher mudou e nunca mais foi a mesma.
É assim, em uma conversa, a parte mais forte influencia a mais fraca. Você tem o Espirito Santo, você precisa influenciar e não ser influenciado. 
Aquela mulher recebeu água viva, o espirito santo. 

Se você não ama vidas , não apresenta Jesus para as pessoas e não as convida para conhecer o Messias, provavelmente você nunca encontrou com Ele e conversou com Ele. 
Se você encontrou Jesus e conversou com Ele, você precisa chamar a cidade para encontrar com Ele também, para irem ao encontro face a face com Ele. 
Se encontre com Jesus, converse com Ele, clame para que Deus envie mais trabalhadores, a colheita esta pronta, os campos sempre estão brancos, clame por discípulos ceifeiros e toma posse de vez dessa grande colheita que nos espera. 

Ap. Beto Malaquias