quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEJA UM DISCIPULO BARNABE

ESTUDO PARA O M12 DE 13 A 20 DE FEVEREIRO/2012.

Texto: Atos 4: 36-37; 9:27; 13:1-7; 11:22-30; 15:35-39
Colocaram um apelido em José, levita de uma cidade chamada Chipre. Naquela época as pessoas vendiam suas propriedades e uns ajudavam as outras e ninguém passava necessidade na igreja. Eles vendiam e depositam aos pés dos apóstolos.
José vendeu sua propriedade, provavelmente na cidade de Chipre que as propriedades eram muitos caras. Esse homem recebeu um apelido colocado pelos discípulos de Jesus. Barnabé, que significa “ Filho da consolação”, ou filho do Paracletos(Espirito Santo), filho do encorajamento. Jesus também colcoava apelidos nos discipulos. Apelidos positivos e nao negativos. Nao se coloca apelidos que zombam da aparencia ou defeitos fisicos, mas apelidos positivos, assim como Jesus e os discipulos faziam.
Que homem era esse que os discípulos lhe colocaram um apelido tao nobre, filho do espirito santo, ou, filho do encorajamento, tremendo. Qual apedlido você receberia hoje? Aquele apelido tinha haver com o que José era no seu caráter, no testemunho diário. Era um homem de Deus, que consolava, encorajava, dava testemunho. Ele vendeu sua propriedade e depositou aos pés dos apóstolos.
Logo após, você vê Ananias e Safira mentindo e morrendo. Barnabé era um homem de fé e fiel.
Mas, o que podemos aprender mais sobre este grande líder?
Atos 13:43-47 – Branabé era o discipulador de Saulo(Paulo). Eles pregaram para os gentios.
Atos 13:53 – os discípulos ficaram alegres e cheios do Espirito Santo. Barnabé quebrou paradigmas. Enquanto muitos invejavam e ficaram apegados a tradições, Barnabé quebrava paradigmas.
João Marcos desistiu da missão- atos 13:13. Mas a missao era para Barnabé e Paulo.
Barnabé era um líder sábio, ele discipulou Paulo que assumiu a missão ainda em Chipre.
Paulo estava sendo perseguido pelos proprios cristaos. Nao era aceito por causa do seu passado. A igreja muitas vezes é assim, nao aceita as pessoas por causa do seu passado. Acham que aquela pessoa nao é digna. Tem muitos Paulos se perdendo. Paulo escreveu a maioria das cartas do novo testamento. Mesmo convertido era rejeitado. Quantos estao sendo rejetitados hoje. Atos 9: 26
Atos 9:27 – Barnabe, foi atras de Paulo e o integrou no meio dos discipulos. Barnabe integra o novo convertido aos outros e nao o rejeita. Barnabe sabe formar Paulos.
Atos 11:25 – Barnabe foi buscar Saulo(Paulo) em Tarso. E levou-o para a Antioquia. Eles ensinavam juntos .
Atos 11:26 eles sao chamados cristaos pela primeira vez.
Barnabe nao desistiu de Saulo, mesmo conhecendo o seu passado. Discipulo Branabe nao desiste dos Saulos. Tem muitos Paulos perdidos que precisam de um Barnabe.
Barnabe foi buscar Saulo que provavelmente estava para se desviar por causa dos problemas que causava quando pregava.
Temos que buscar os Paulos desviados, os ex Saulos que o Senhor chamou para uma grande obra. Acredite em seus discipulos.
Quem você ganhou, consolidou e hoje nao esta mais com você por causa da rejeição ou outra causa? Seja um discípulo Barnabé para busca-lo de volta.
Os discipulos estavam pregando só para Judeus com medo, por causa da perseguição que começou em Estevão. Mas, alguns pregavam em Chipre e Cirene. Entraram na Antioquia e pregaram para os gregos. A igreja enviou Barnabé, ele buscou seu discipulo Paulo e eles juntos ensniavam na Antioquia.
Paulo só foi o qeu foi por causa de Barnabé, o filho do encorajamento. Seja um discípulo Barnabé, encoraje sempre, seja filho da consolação, exorte, ensine, encoraje sempre.
Muitos milagres e grande multiplicação virá quando encontrarmos e dermos suporte para os Paulos que chegarão.
SE PREPARE PARA A GRANDE MULTIPLICAÇÃO. O EVANGELHO SERÁ PREGADO A TODOS E A IGREJA CRESCERÁ E SE MULTIPLICARÁ. SEJA UM DISCÍPULO BARNABÉ.